PAN-AMERICANO JÚNIOR MASCULINO DE FOZ DO IGUAÇU 2015

Seleção Júnior na última fase de treinamentos antes do Pan. Foto: FB de CBHb

Seleção Júnior na última fase de treinamentos antes do Pan. Foto: FB de CBHb

 

De 24 a 29 de março acontecerá em Foz do Iguaçu o campeonato Pan-Americano Junior masculino de handebol. O campeonato oferece 4 vagas para o mundial da categoria, que acontecerá no Brasil no final de Julho, e o Brasil já possui vaga correspondente ao país sede.

Dado que já está classificado para o Mundial da categoria, este Pan-Americano deve ser para o Brasil uma ótima oportunidade para por em prática aquilo que vem sendo treinado nas concentrações feitas em Blumenau e para fazer pelo menos um jogo de maior exigência, contra a Argentina.

Particularmente, espero muito desse time júnior brasileiro. Primeiramente, pelo ótimo mundial juvenil que a maioria desses jogadores fez em 2013, na Hungria. Depois disso, o desenvolvimento destes jogadores continuou, uma vez que muitos daqueles juvenis da Hungria 2013 tornaram-se jogadores importantes em seus clubes, devido ao êxodo de brasileiros para a Espanha. Jogadores como Leonardo Santos, Haniel Langaro, Felipe Santaela e Gustavo Rodrigues tiveram muitos minutos de jogo pelo Pinheiros; Acácio Moreira Filho tornou-se o principal central da Metodista, Rogério Ferreira disputou Liga Nacional pela FAB, e por aí vai. Por fim, as fases de treinamento têm sido mais freqüentes e algumas vezes até integradas com o time adulto, num sinal claro de que a CBHb identificou o potencial dessa equipe como possível medalhista no Mundial de 2015 e que irá providenciar as condições para que esse potencial seja realizado.

E a Argentina? No Pan juvenil de 2013 a Argentina venceu o Brasil na final, 26 x 24, e depois ambos acabaram caindo no mesmo grupo no Mundial da Hungria. Na partida que decidiria uma vaga nas oitavas de final daquele mundial o esperado equilíbrio não apareceu: 45 x 25 para o Brasil. Isso tudo nos coloca em qual posição em relação aos nossos vizinhos?

A resposta não é muito clara. Quer dizer, se considerarmos o Brasil que provavelmente vai ao mundial, com João Pedro e José Toledo, tenho certeza que o Brasil é melhor e franco favorito. Sem eles, como será no Pan, acho que o Brasil ainda é favorito, mas não espero uma superioridade como aquela demonstrada na Hungria.

Primeiro porque a Argentina tem bons jogadores, como sempre. Pelo que me lembro do mundial da Hungria, poderia citar o goleiro Tomás Villarroel, o central Seba Deschamps e o lateral direito Nicolás Zungri. Infelizmente, o melhor jogador argentino no mundial juvenil, o lateral José Manuel Rodriguez (que além de arremessar muito bem ainda é ambidestro!) parou de jogar handebol e não vai estar no Pan, mas eles continuam com bons jogadores. Além disso, a seleção júnior argentina, como quase todas as outras seleções de handebol daquele país, é praticamente uma seleção permanente, já que a esmagadora maioria dos jogadores joga por clubes da Femebal e mora em Buenos Aires, o que faz ser possível que eles treinem no Cenard, uma espécie de centro de treinamento esportivo de alto rendimento argentino. Por todas essas razões, eu espero um time argentino muito bem treinado e muito motivado.

Por fim, vale uma observação. Espero que a CBHb, tão competente em uma porção de aspectos, seja capaz de providenciar um streaming de qualidade. No ano passado, no Pan juvenil masculino e no Pan júnior feminino, que aconteceram concomitantemente em Buenos Aires, a Confederação Argentina de Handball providenciou um streaming impecável, além de informações em tempo real via twitter. Que o bom exemplo seja seguido por nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s